ATUNORPI participa do 5º Congresso Internacional Náutico em São Paulo.

O Turismo Náutico brasileiro é destaque internacional, mas ainda aguarda investimentos para transformar a economia de municípios. O presidente da AUTNORPI, Welington T. Bergamaschi está participando do único encontro nacional da cadeia de turismo náutico do Brasil que está acontecendo em São Paulo nos dias 18 e 19 de setembro, no Centro de Convenções São Paulo Expo.

A participação da ATUNORPI no evento é um importante avanço para o crescimento do setor em nossa região, que guarda um enorme potencial para impactar economicamente a receita dos municípios e também o setor hoteleiro, de serviços e outros mercados que se beneficiam com o avanço da cadeia náutica.

Com 8500 quilômetros de costa atlântica navegável e 45 mil quilômetros de rios, baías e lagos, o Brasil é destaque internacional devido aos recursos naturais e à possibilidade de navegação durante todos os meses do ano.

A exemplo de outras cidades do mundo, o congresso visa consolidar o turismo náutico como fonte de renda para diversos municípios litorâneos ou mesmo que contem com represas, rios e cachoeiras.

Para isso, será apresentado pela primeira vez o Manual passo-a-passo para as Cidades Investirem no Turismo Náutico, desenvolvido pelo Fórum Náutico Paulista – com a presença de Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, Marcelo Álvaro Antônio, Ministro do Turismo do Brasil, Márcio Nunes, Secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo Governo do Estado do Paraná, Rafael Andreguetto, Diretor Técnico Paraná Turismo, Marco Antônio Castello Branco, presidente do Fórum Náutico Paulista e Klaus “Cacau” Peters, sócio fundador da Intermarinas.

O evento contou também com a presença de representantes de prefeituras, secretários e especialistas do setor náutico internacional para discutir investimentos e as melhores práticas para ampliar a oferta de serviços e geração de renda.

O evento trouxe experiências de municípios que alcançaram desenvolvimento econômico e social através de investimentos na cadeia náutica, como a cidade colombiana de Serena Del Mar.

A economista e gestora de turismo náutico da Colômbia, Antonella Farah, veio ao Brasil compartilhar os resultados da transformação da localidade em destino náutico internacionalmente reconhecido.

A programação ainda contou com o panorama internacional do setor náutico com o representante da ICOMIA (International Council of Marine Industry Associations), Udo Kleinitz. Palestra de Gil Kuchembuck Scatena, Coordenador de Planejamento Ambiental do Meio Ambiente do Estado de São Paulo da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA).

 

5º Congresso Internacional Náutica: Investimentos em Turismo Náutico

http://saopauloboatshow.com.br

Fonte: Imprensa ATUNORPI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *