A ATUNORPI- Associação Turística do Norte do Paraná é uma entidade civil, caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental e foi fundada em 19 de agosto de 2015. 

Tem por missão ser um órgão gestor de apoio  as atividades, projetos e iniciativas de turismo na sua região de abrangência, bem como, orientar e estimular os associados para atuarem na construção do desenvolvimento sustentável do turismo local e regional.

A ATUNORPI foi criado como uma instancia de Governança  Regional, instrumento esse reconhecido e institucionalizado  pela resolução Nº003/2017 da secretaria de Estado de Esporte e do Turismo, como papel ser interlocutora da região turística do Note Pioneiro  fazendo parte das 14 regiões turísticas do Estado do Paraná, dentro do mapa do turismo brasileiro e atualmente a região do norte pioneiro e integrada por 14 municípios.

As IGR´s alem de ter um papel no apoio do desenvolvimento turístico da região, também é o o órgão que intermediá as adesões dos municípios no mapa do turismo  brasileiro, facilitando e orientando o processo de adesão ao mapa.

A ATUNORPI também atua assessoramento técnico em planejamento do turismo, sempre buscando novas parcerias e investimentos para a região, visando fortalecer a atividade turística, despertando novas vocações, impulsionando o reconhecimento de potenciais turísticos, procurando sempre minimizar os impactos negativos, promovendo a geração de renda e o desenvolvimento territorial.