Norte Pioneiro, as belezas naturais e o potencial turístico.

Visto que o potencial da região turística do Norte Pioneiro é enorme, contudo é o que mostra os diversos atrativos e programas relacionados já existentes na região. A Rota do Café, Rota do Rosário e Angra Doce são alguns já consolidados e conhecidos nacionalmente que atraem turistas dos mais diversos locais do país.

Atualmente, 16 municípios da região estão inseridos no Mapa do Turismo Nacional do Ministério do Turismo. O trabalho já realizado pelos municípios com apoio da Associação Turística do Norte do Paraná (ATUNORPI) coloca cada vez mais a região em evidencia no cenário nacional do turismo.

Entretanto o Norte Pioneiro conta com diversos atrativos em todas as cidades e com isto é preciso infraestrutura para atender toda a demanda. Hotéis, pousadas e restaurantes, constantemente ganham melhorias para atender os turistas. Em Ribeirão Claro por exemplo, a Pousada Victor ganha mais investimento. Segundo a proprietária Marilda, a expectativa é que o turismo local fortaleça ainda mais o empreendimento. “FALA DA EMPRESÁRIA”.

Em Ibaiti o empresário Paulo também espera o aumento do turismo e projeta melhorias em seu hotel para que os visitantes se sintam cada vez mais acolhidos. “FALA DO EMPRESÁRIO”. Na região de Ibaiti é imprescindível conhecer o Parque Ecológico Mina Velha. O local era uma antiga mina de carvão, desativada desde 1940, que marca o nascimento da cidade. Lá existe uma mata e uma cachoeira que passa na lateral da mina, onde forma uma piscina natural.

No parque, é possível ainda encontrar a antiga chaminé, caminhar pelos grandes túneis de extração de carvão e diversas trilhas pela mata nativa. Alçado ao Patrimônio Histórico do Paraná, um de seus destaques é a Gruta do Arco da Pedra, uma escultura natural em pedra de mais de 100 metros de extensão, que impressiona os visitantes. A entrada no parque é gratuita.

Já mais próximo da divisa com o estado de São Paulo, a região do reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes, é uma Área Especial de Interesse Turístico, denominada de Angra Doce, composta por cinco municípios paranaenses e os dez paulistas. A região é propícia para a prática de vários esportes, como rafting, canoagem, trekking, asa delta, voo livre, paraglider, parapente, equitação, passeios náuticos e pesca esportiva.

Além disso, a região da Angra Doce, também possui cachoeiras, trilhas, praias artificiais e lugares históricos, como a ponte pênsil Alves de Lima, que foi destruída durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e reconstruída quatro anos mais tarde. No lago da represa de Chavantes são 400 quilômetros quadrados de extensão com mais de 9 bilhões de metros cúbicos de água, formado pelos rios Paranapanema e Itararé.

A região do Norte Pioneiro também é rica na questão do turismo religioso. A Rota do Rosário, lançada em 2008 pelo Bispo D. Fernando José Penteado – Bispo Emérito –  Párocos e Reitores, bem como leigos das comunidades, é um projeto de evangelização da Diocese de Jacarezinho – PR.  Tem por finalidade a comunhão entre santuários e divulgação dos patrimônios cultural, histórico e arquitetônico do Norte Pioneiro aos Campos Gerais, como museus, festas, celebrações, shows, eventos religiosos e culturais, entre outros.

Contudo, outro ponto importante da região é na questão do café. Com isto em 2009 foi criada a Rota do Café, uma das principais ações de promoção do café do Paraná no Brasil e no mundo. O projeto é gerido por meio de uma associação e busca resgatar a tradição e a cultura cafeeira do Estado.

A Rota do Café é uma aventura que proporciona aos visitantes uma oportunidade única e envolvente de volta às origens, conhecimento da história e vivência dos atrativos naturais e culturais do norte do Paraná, sempre na companhia de pessoas acolhedoras que habitam esta região. Os roteiros são elaborados de acordo com o perfil e necessidade de cada cliente, com visitas às fazendas históricas, centros culturais, restaurantes rurais e lugares pitorescos. As Agências de Turismo credenciadas ao Projeto estão aptas a atender os turistas de todo o Brasil.

ATUNORPI– Associação Turística do Norte do Paraná é uma entidade civil, caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental e foi fundada em 19 de agosto de 2015. Ela é uma Instância de Governança  Regional, responsável pela Região Turística do Norte Pioneiro. Atualmente a região do Norte Pioneiro é integrada por 16 municípios que estão inseridos no Mapa do Turismo Nacional do Ministério do Turismo: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *